ISO 22301

ISO 22301

ISO 22301 - Gestão de Continuidade dos Negócios

Quando o desastre acontecer, o plano já estará traçado para você continuar funcionando.

A maioria das organizações, em algum momento, será confrontada com a necessidade de responder a um incidente que pode perturbar ou ameaçar as operações cotidianas de seus negócios.

Imagine que você é o dono de uma empresa de exames clínicos. Você passou 30 anos construindo uma imagem perante seus clientes, trabalhando, entregando e garantindo a satisfação de todos. Agora a revolução digital bateu na sua porta. Por conta da pandemia você teve que digitalizar quase todos os seus processos, implementar home office e manter todos os custos controlados para manter-se viável. Nessa hora, por conta de um erro de configuração ou vulnerabilidade técnica, você é vítima de um ataque hacker que faz você perder acesso aos dados de pacientes de um período de 90 dias e vaza os dados pessoais destes clientes.

Qual a consequência? Em muitos casos, multas grandes, insatisfação e perda de alguns clientes. Em outros? Falência.

E no caso de uma fábrica que opera com margem muito curta e qualquer parada significa zerar margem de lucro. Imagine que a empresa vizinha está fazendo uma obra e, por conta de uma falha humana, romperam todos os cabos da rua, internet, eletricidade, telefone. Produção parada por horas, se não tiver um plano e pessoal treinado para mitigar. O impacto pode ser catastrófico.

Estes casos parecem simples mas ocorrem a cada dia mais.

Só no ano de 2021 houve um aumento de X% na quantidade de ataques hacker. Falhas em obra então? Ocorrências diárias. O centro da cidade do Rio de Janeiro ficou horas sem energia, em 2021, por conta de uma falha humana.

Para mitigar casos como os acima, existe a ISO 22301 a norma da Segurança e Resiliência dos Negócios.

A certificação ISO 22301 ajudará a melhorar a forma como todo o negócio administra esta eventualidade. A certificação ISO 22301 garante um sistema de gerenciamento de continuidade de negócios (GCN) planejado e efetivo , permitindo responder de modo eficaz a qualquer perturbação. Coloque a sua organização à frente da concorrência com uma auditoria de certificação ISO 22301 da Solarplex.

A ISO 22301 é o padrão de gerenciamento de continuidade de negócios. Com ele implementado em sua empresa, desastres, eventos inesperados e emergências serão estudados e mitigados previamente. São aplicáveis ​​a qualquer organização, independentemente do tamanho, setor e tipo de produto ou serviço.

A continuidade dos negócios é a capacidade de uma organização de continuar operando em níveis aceitáveis ​​predefinidos, mesmo após um evento crítico. O gerenciamento da continuidade é o processo para garantir a resiliência dos negócios e trata da preparação de uma organização para lidar com incidentes que possam impedir que ela atinja seus objetivos.

Veja suas funções principais:

  • Identificar e gerenciar ameaças atuais e futuras aos seus negócios 
  • Adotar uma atitude proativa para minimizar o impacto de incidentes 
  • Manter funções críticas em funcionamento durante períodos de crise 
  • Minimizar o tempo de inatividade durante incidentes e melhorar o tempo de recuperação 

Demonstrar resiliência aos clientes, fornecedores e ao mercado, em geral.

Os principais benefícios da implementação e certificação são:

  • Ferramenta de gestão focada nos processos críticos da organização;
  • Permite a reação a grandes incidentes, através do estabelecimento de medidas adequadas;
  • Minimiza perdas resultantes de rupturas ou avarias de processos;
  • Previne rupturas de processos críticos ao longo da cadeia de fornecimento;
  • Melhora a compreensão holística da organização promovendo a melhoria contínua;
  • Vantagens competitivas no mercado;
  • Evidência do cumprimento da legislação e regulamentos aplicáveis;
  • Fornece uma base sólida para a negociação com bancos e entidades financiadoras;
  • Aumento da confiança de todas as partes interessadas.

Quando implementado corretamente, o gerenciamento da continuidade dos negócios reduzirá a probabilidade de incidentes perturbadores e, se houver algum, a organização estará pronta para responder adequadamente, reduzindo drasticamente os possíveis danos causados ​​por esse incidente.

Converse com a Solarplex sobre a ISO 22031.

Contato - Rio de Janeiro

Contato - São Paulo

Siga-nos