Somos Pioneiros

ISO 41001 Gestão de Facilities

Fomos a primeira – e até agora única – consultoria que conquistou a certificação de 6 empresas no Brasil. São menos de 20 no mundo!

ISO 41001 é a Norma que vai (R)Evolucionar o Mercado de Facilities.

  • Conforto, Qualidade de Vida, Segurança

Ela distingue as empresas pelo mais alto nível empresarial e técnico.

Estimula o profissionalismo, o progresso, a proteção e a preservação do Mercado de Facilities.

Exige a gestão de custos e contratos

Baixe nosso PPT sobre a Norma ISO 41001

FALE CONOSCO

Somos consultores em busca dos melhores resultados

Há mais de 24 anos simplificando e apoiando as empresas que buscam certificações nas normas ISO, certificações de produtos, inspeções e treinamentos relacionados.

Não somos aquela consultoria que aparece de vez em quando, dá as ordens e instruções e vai embora.

Quando somos contratados para fazer qualquer projeto, nos tornamos SÓCIOS do esforço, do trabalho e RESPONSÁVEIS pelo sucesso.

Temos dia para entrar e dia para sair, mas sempre deixando um caso de sucesso, uma conquista, um problema resolvido e muitos amigos. Nosso primeiro cliente está conosco até hoje! O Segundo também, o Terceiro...

Ligue para alguns deles – Nosso Orgulho e nosso maior patrimônio

FALE CONOSCO

Nunca paramos de Inovar

Atentos ao mercado, procuramos incessantemente atender as novas demandas, trazendo jeitos SIMPLES de fazer coisas que parecem complicadas.

Foi assim com a Norma 37001 – Antissuborno combinada com Compliance.

Ou buscamos novidades que poderão ajudar os mercados a evoluírem: estudamos, investimos, praticamos e levamos aos clientes novidades espetaculares como a ISO 41001 e a LGPD-Cert..

FALE CONOSCO

ISO 22301 - Gestão de Continuidade dos Negócios

Quando o desastre acontecer, o plano já estará traçado para você continuar funcionando.

A maioria das organizações, em algum momento, será confrontada com a necessidade de responder a um incidente que pode perturbar ou ameaçar as operações cotidianas de seus negócios.

Imagine que você é o dono de uma empresa de exames clínicos. Você passou 30 anos construindo uma imagem perante seus clientes, trabalhando, entregando e garantindo a satisfação de todos. Agora a revolução digital bateu na sua porta. Por conta da pandemia você teve que digitalizar quase todos os seus processos, implementar home office e manter todos os custos controlados para manter-se viável. Nessa hora, por conta de um erro de configuração ou vulnerabilidade técnica, você é vítima de um ataque hacker que faz você perder acesso aos dados de pacientes de um período de 90 dias e vaza os dados pessoais destes clientes.

Qual a consequência? Em muitos casos, multas grandes, insatisfação e perda de alguns clientes. Em outros? Falência.

E no caso de uma fábrica que opera com margem muito curta e qualquer parada significa zerar margem de lucro. Imagine que a empresa vizinha está fazendo uma obra e, por conta de uma falha humana, romperam todos os cabos da rua, internet, eletricidade, telefone. Produção parada por horas, se não tiver um plano e pessoal treinado para mitigar. O impacto pode ser catastrófico.

Estes casos parecem simples mas ocorrem a cada dia mais.

Só no ano de 2021 houve um aumento de X% na quantidade de ataques hacker. Falhas em obra então? Ocorrências diárias. O centro da cidade do Rio de Janeiro ficou horas sem energia, em 2021, por conta de uma falha humana.

Para mitigar casos como os acima, existe a ISO 22301 a norma da Segurança e Resiliência dos Negócios.

A certificação ISO 22301 ajudará a melhorar a forma como todo o negócio administra esta eventualidade. A certificação ISO 22301 garante um sistema de gerenciamento de continuidade de negócios (GCN) planejado e efetivo , permitindo responder de modo eficaz a qualquer perturbação. Coloque a sua organização à frente da concorrência com uma auditoria de certificação ISO 22301 da Solarplex.

A ISO 22301 é o padrão de gerenciamento de continuidade de negócios. Com ele implementado em sua empresa, desastres, eventos inesperados e emergências serão estudados e mitigados previamente. São aplicáveis ​​a qualquer organização, independentemente do tamanho, setor e tipo de produto ou serviço.

A continuidade dos negócios é a capacidade de uma organização de continuar operando em níveis aceitáveis ​​predefinidos, mesmo após um evento crítico. O gerenciamento da continuidade é o processo para garantir a resiliência dos negócios e trata da preparação de uma organização para lidar com incidentes que possam impedir que ela atinja seus objetivos.

Veja suas funções principais:

  • Identificar e gerenciar ameaças atuais e futuras aos seus negócios 
  • Adotar uma atitude proativa para minimizar o impacto de incidentes 
  • Manter funções críticas em funcionamento durante períodos de crise 
  • Minimizar o tempo de inatividade durante incidentes e melhorar o tempo de recuperação 

Demonstrar resiliência aos clientes, fornecedores e ao mercado, em geral.

Os principais benefícios da implementação e certificação são:

  • Ferramenta de gestão focada nos processos críticos da organização;
  • Permite a reação a grandes incidentes, através do estabelecimento de medidas adequadas;
  • Minimiza perdas resultantes de rupturas ou avarias de processos;
  • Previne rupturas de processos críticos ao longo da cadeia de fornecimento;
  • Melhora a compreensão holística da organização promovendo a melhoria contínua;
  • Vantagens competitivas no mercado;
  • Evidência do cumprimento da legislação e regulamentos aplicáveis;
  • Fornece uma base sólida para a negociação com bancos e entidades financiadoras;
  • Aumento da confiança de todas as partes interessadas.

Quando implementado corretamente, o gerenciamento da continuidade dos negócios reduzirá a probabilidade de incidentes perturbadores e, se houver algum, a organização estará pronta para responder adequadamente, reduzindo drasticamente os possíveis danos causados ​​por esse incidente.

Converse com a Solarplex sobre a ISO 22031.

ISO 20387:2020 ATIVIDADES DE BIOBANCOS

Novíssima Certificação Sistema de Gestão com as Melhores Práticas para Biobancos

Seja um dos primeiros Biobancos do Mundo a conquistar a Certificação ISO 20387:2020.

Requisitos Gerais da Norma ISO 20387:2020 para Biobancos

A Norma  ISO 20387:2020 – Biotecnologia — Atividades de biobancos — Requisitos gerais para atividades de biobancos especifica os requisitos gerais para a competência, cuja missão fundamental é fortalecer a imparcialidade dos Biobancos e garantir a gestão da qualidade do material biológico utilizado, das amostras de controle e dos dados ,imparcialidade e operação consistente de biobancos, incluindo os requisitos de controle da qualidade, para assegurar a qualidade apropriada do material biológico e coleções de dados.

Este documento é aplicável a todas as organizações que realizam atividades de biobancos, incluindo as atividades de biobanco com material biológico de organismos multicelulares (por exemplo, humano, animal, fungo e planta) e micro-organismos, para pesquisa e desenvolvimento.

Usuários de biobancos, autoridades regulamentadoras, organizações e esquemas que utilizam avaliação por pares, organismos de acreditação e outros, também podem usar este documento na confirmação ou reconhecimento da competência de biobancos.

A Norma ISO 20387:2020 "Biotecnologia - Biobanco - Requisitos gerais para biobancos" deve ser aplicada a biobancos que contenham material biológico de organismos multicelulares e micro-organismos para pesquisa e desenvolvimento.

A norma ISO 20387:2020 de Gestão de Biobanco inclui os seguintes requisitos em seus regulamentos:

  1. Requisitos de treinamento, imparcialidade e confidencialidade
  2. Requisitos de infraestrutura e equipamentos. 
  3. Detalhe da documentação necessária que deve existir nos processos de aquisição, teste, armazenamento, transporte ...
  4. Documentos para uma boa distribuição e disponibilidade de amostras 

O Certificado de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 ajudará a atender aos requisitos do sistema de gestão da qualidade e será necessário estudar:

  • A qualidade da amostragem e dos dados
  • Sua rastreabilidade
  • Monitoramento de riscos e oportunidades
  • Observar se as equipes de trabalho do biobanco estão cumprindo os requisitos de Imparcialidade e Confidencialidade de dados

Se você precisar que o aconselhemos sobre os Requisitos Gerais da Norma ISO 20387:2020 para Biobancos , nossos consultores da Solarplex podem ajudá-lo. Preencha o Formulário de Contato, que entraremos em contato com sua organização.

 

certificacao tisax 001Na era da digitalização, a segurança da informação representa cada vez mais um fator decisivo para permanecer competitivo. Isso se aplica especialmente à indústria automotiva - aqui as empresas trocam uma enorme quantidade de dados confidenciais diariamente, dados que precisam ser protegidos contra roubo, perda ou manipulação. A segurança da informação costumava ser considerada uma preocupação individual de cada empresa em particular, mas isso deve mudar no futuro através do mecanismo comum de avaliação e troca TISAX (Trusted Information Security Assessment Exchange).

TISAX - o que isso significa?

As empresas do setor automotivo precisam demonstrar, em intervalos regulares de três anos, que cumprem os critérios de segurança exigidos em seu setor. A base para esta prova é o catálogo de requisitos VDA-ISA emitido pela Associação da Indústria Automotiva alemã (Verband der Automobilindustrie, VDA). O catálogo ISA da VDA inclui os principais aspectos e critérios da norma internacionalmente reconhecida ISO 27001 e listas adicionais de critérios, que se aplicam especificamente ao setor automotivo, como o envolvimento de terceiros e a proteção de protótipos. Além disso, existe um mecanismo de auditoria e intercâmbio totalmente desenvolvido e abrangente. Os processos de auditoria e elaboração de relatórios garantem um alto grau de comparabilidade e transparência e, assim, fortalecem o sentimento de confiança dos respectivos clientes, exigindo, em grau cada vez maior, a obtenção dos rótulos relevantes da TISAX como um requisito obrigatório. A plataforma on-line TISAX possibilita que os participantes troquem dados de avaliação e, ao mesmo tempo, facilita que participantes e provedores de auditoria entrem em contato.

O órgão responsável pela TISAX é a VDA e a Associação ENX monitora a qualidade da execução e dos resultados da avaliação. Você pode encontrar o manual TISAX associado aqui.

Várias classes de proteção e níveis de avaliação diferentes

certificacao tisax 002A Associação ENX, como operadora do programa TISAX, definiu claramente o nível e o escopo de uma avaliação. O TISAX diferencia entre três “níveis de proteção” diferentes (normal, alto e muito alto), definindo o nível necessário de proteção das informações em questão. Além disso, o TISAX diferencia três "níveis de avaliação", definindo a profundidade da avaliação e o método de avaliação:

  • Informações com nível de proteção normal: Nível de avaliação 1 na forma de auto-avaliação. Os resultados das avaliações com nível de avaliação 1 normalmente não são usados no TISAX, mas podem ser solicitados fora do esquema.
  • Informações com alto nível de proteção: Avaliação de nível 2 através de uma organização de auditoria, usando a auto-avaliação como base, além de vários documentos e uma entrevista por telefone (se necessário, inspeção no local).
  • Informações com nível de proteção muito alto: Avaliação de nível 3 realizada por um provedor de auditoria independente com base na documentação e uma auditoria no local.

Quem reconhece o TISAX?

Uma certificação TISAX é exigida e reconhecida por todos os membros da VDA e OEMs, como Audi, Volkswagen e BMW.

As vantagens do procedimento TISAX são as seguintes:

  • critérios de avaliação relevantes
  • qualidade de avaliação homogênea e alto nível de transparência
  • procedimentos de teste e relatórios padronizados e rigorosos
  • controle completo dos resultados da avaliação
  • evitar avaliações duplas e múltiplas
  • ampla aceitação no setor automotivo
  • consolidação das existentes e promoção de novas relações comerciais
  • consequente orientação para as necessidades do cliente
  • redução de riscos e estabelecimento de uma gestão de riscos
  • Você está interessado em obter a certificação TISAX? Sinta-se livre para entrar em contato conosco

As quatro etapas para obter a certificação TISAX

  1. Registro on-line na plataforma TISAX
  2. Seleção e nomeação de um provedor de auditoria credenciado, por exemplo Solarplex
  3. Realização da avaliação, usando documentação ou auditorias no local
  4. Troca de informações sobre os resultados da auditoria com outros participantes selecionados da TISAX, com base em autorização

LGPD, Certificação LGPD, LGPD Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD Simples By Solarplex

LGPD-Cert Simples By Solarplex

Preparamos a Solução Que Você Procurava

LGPD Cert Mandala

Afaste os riscos que a LGPD pode trazer para seus negócios implementando um Sistema de Gestão da Segurança da Informação e de Dados Pessoais.

Esteja em conformidade com a LGPD de um jeito simples e seguro.

Baseado na LGPD, Normas ISO 27001/2, 27701, 29100 e 29134.

 

Motivação

A LGPD está em vigor desde 18/09/20. As punições poderão ser aplicadas somente à partir de agosto/21.

Mas elas são pesadas.

A LGPD é inspirada da GPDR Europeia, em vigor desde 2018.

No primeiro ano de vigência, houve 144.376 reclamações que geraram EUR 56.000.000,00 em muitas.

E todos sabemos que segurança é cultura. Segurança é gestão.

Será inevitável ser agredido por alguma ação na justiça sobre uso dos dados pessoais.

Mas a lei deixa muito claro que, se sua organização tiver uma boa GOVERNANÇA, os riscos são amenizados.

E, no caso de uma demanda judicial, você terá documentos e evidências fortes de que sua organização tomou todos os cuidados adequados dentro das suas possibilidades econômicas.

LGPD-Cert LeiA Lei 13.709/18 está em vigor.

Proteger, Salvaguardar e Zelar pelos dados pessoais é questão vital para qualquer negócio.

Para isso as empresas médias e pequenas necessitam mexer com a sua própria cultura de Informática.

E a de seus colaboradores !

LGPD-Cert EmpresaA Quem se destina a LGPD Cert:

Empresas, Organizações ou Pessoas que são controladoras ou operadoras de dados pessoais, cujo risco é limitado:

  • Indústrias
  • Atacadistas
  • Empresas de Gestão Contábil/Fiscal
  • Escolas e Cursos
  • Administradoras de Imóveis
  • Condomínios

…e muito mais.

LGPD-Cert como funcionaComo funciona:

  • Inscreva-se aqui
  • Preencha o questionário que você receberá em até 2 horas.
  • Eleito? Receba a proposta comercial.
  • Fechou? Feche com a Certificadora ABNT
  • Receba o check-list da Certificadora
  • Receba nosso kit.
  • Receba nossos consultores
  • Cumpra as Instruções.
  • Implante o Sistema de Gestão
  • Receba o auditor ABNT
  • Certifique sua organização

 

Com o tempo, entendemos que – à partir do momento que o cliente abre suas portas e seus segredos para uma consultoria – se estabelece uma relação de confiança irrestrita. Em todos os aspectos dessa importante palavra – talvez uma das mais importantes da nossa língua.

Essa relação de confiança abriu outras e novas oportunidades para a Solarplex, quando fomos chamados para fazer
• projetos de revitalização comercial,
• estruturação de vendas B2B,
• racionalização de custos,
• estudo de processos fabris,
• Processo de Aprovação Cadastral e estabelecimento de limite de crédito,
• Remuneração variável e muitos outros.
• Cadastros e Acompanhamento de auditorias das Petroleiras em clientes
• Reestruturação de SAC
ISO 14001, ISO 27001, ISO 45001, ISO 22001, ISO 50001, ISO 55001
...e não pararemos.
Enquanto nossos clientes pedirem estaremos nos esforçando para atender.

ISO 14001

A certificação ISO 14001 faz com que a sua empresa seja reconhecida como quem respeita o meio ambiente, trazendo maior reconhecimento e novas oportunidades de negócios.

Ela ajuda a demonstrar o seu comprometimento com a redução de impactos ambientais e atender às expectativas de sustentabilidade das partes interessadas.

Implantação em 3 meses para os certificados na ISO 9001 ou 6 meses.
Pagamento em 10 vezes.

PBQP-H

A exigência crescente do mercado e o aumento da competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil.

O PBQP-H é indispensável para obter financiamentos oficiais ou nos bancos particulares.

Implantação em 5 meses
Pagamento em 10 vezes.

CRC - Petrobras

O Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras faz a avaliação prévia das empresas que pretendem participar dos processos de aquisição.

O primeiro passo para negociar com a Petrobras é cadastrar-se, assim, sua empresa poderá comprovar aptidão para participar de licitações e processos de contratação.

O CRCC é um estímulo a fornecedores para que atendam as exigências do mercado e forneçam maior transparência na participação nos processos licitatórios.

Implantação em 3 meses
Pagamento em 10 vezes.

Sobre:

Começamos em 1996, quando a Norma ISO 9001 (versão 94) estava começando a se popularizar no Brasil, impulsionada pelas estatais que passaram a exigir a certificação dos seus fornecedores mais importantes.

Isso provocou uma “onda”: os fornecedores das estatais passaram a exigir dos seus fornecedores e assim por diante, criando uma cadeia que melhorou muito a qualidade dos nossos produtos e a competitividade do país no mercado internacional.

É importante lembrar que todas as TELES eram estatais, todas as ELÉTRICAS, a Vale do Rio Doce; TODAS as empresas dos polos petroquímicos ou eram 100% estatais (Petrobras, Petroflex) ou mistas (Oxiteno e outras).

Naquela época, todas as consultorias eram formadas por profissionais que vinham de indústrias ou das forças armadas. E eram focadas exclusivamente em indústrias – o maior e quase único mercado na época.

Mas começaram a aparecer as empresas de serviços – e esse foi o nosso “OCEANO AZUL”- conceito que ainda não existia na época, mas que deu certo e durante alguns anos estávamos sozinhos atendendo empresas de serviços, de tecnologia da informação, de comercialização de softwares, engenharia, automação de processos, automação elétrica e... cartórios !.

Contato - Rio de Janeiro

Contato - São Paulo

Siga-nos