Método OKR

Por: Solarplex Consultoria
Dia 10/07/2020 11h08

Saiba mais sobre uma metodologia que pode definir o futuro de sua empresa:

Planejar e executar tarefas parece muito simples quando se está no papel, mas na realidade pode ser mais complexo do que parece.

 

O que é o método OKR?

O OKR é uma metodologia de gestão que foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa.

Essa metodologia já é usada no Google desde 1999.

A empresa, que na época tinha apenas 40 pessoas, hoje conta com mais de 60 mil dos melhores profissionais do mundo, espalhados por diversos lugares do planeta.

 

O que significa a sigla OKR?

Os Objectives and Key Results (OKRs, termo inglês que significa “objetivos e resultados-chave”) suprem essa necessidade.

 

Como funciona a metodologia OKR:

A metodologia OKR é uma forma de organizar processos tendo como foco atingir objetivos grandes e ela funciona como um meio de determinar fases e ferramentas a fim de atingir esse alvo.

Veja o que cada elemento do nome quer dizer e como eles se complementam:

Objectives:

Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar.

Cada objetivo pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar, mas também para manter todos engajados na missão em questão.

Alguns exemplos simples de objetivos que deixariam todos na equipe informados e engajados são:

  • tornar-se líder no mercado;
  • fornecer o suporte mais adequado ao cliente;
  • crescimento das vendas.

Todos esses alvos são claros e específicos e não deixam dúvidas de qual deve ser o foco.

Key results:

Os key results servem de parâmetro para se verificar  o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo.

Precisamos de planejamento e metas para alcançarmos os objetivos.

Vamos usar exemplos com o Key results:

Como tornar-se líder no mercado:

  • Aumentar em o número de clientes que conheceram a empresa através de canais digitais
  • Formar parcerias de sucesso
  • Alcançar um público maior que o concorrente através do seu diferencial

Fornecer o suporte mais adequado ao cliente:

  • Diminuir o número de pedidos de suporte usando autoatendimento
  • Reduzir o tempo de resposta
  • Ter equipe sempre pronta para atender o cliente


Crescimento das vendas:

  • Dobrar o número de negócios gerados por mês;
  • Dar prioridade aos negócios que já estão fechados
  • Aumentar as receitas da empresa

 

Como estruturar a metodologia OKR: 

Durante o processo de separar seus objetivos e quais são os meios de alcançar todos eles, você pode aplicar algumas dicas as quais vamos te dar para você ter mais êxito na sua jornada:

A metodologia OKR é bem prática e direta, mas não basta pensar em objetivos e resultados-chave e achar que a estratégia está pronta.

É preciso seguir uma série de passos importantes, que garantem o bom funcionamento da metodologia e facilitam bastante sua adoção entre todos os colaboradores da empresa.

Veja algumas dicas as quais vamos te dar para você ter mais êxito na sua jornada:

  • Defina metas claras e específicas.
  • Divida os objetivos entre top-down e bottom-up
  • Estabeleça prazos razoavelmente curtos
  • Acompanhe os resultados de forma constante
  • Deixe os OKRs à vista de todos
  • Não confunda esforços e resultados

Se você seguir essas dicas pode ter certeza de que o sucesso vai estar mais próximo.

Use a metodologia OKR para alcançar resultados:

  • Com concorrência agressiva o diferencial não é mais fundamental, é essencial;
  • A metodologia OKR visa alcançar objetivos da empresa com a realização de resultados-chave, os quais procuram garantir que os funcionários trabalhem juntos;
  • Em primeiro lugar se definem os objetivos macro, ou “Objectives”;
  • Depois, definem-se os objetivos micro, ou “Key Results”;
  • O cumprimento dos Key Results significa objetivo macro concluído;

 

Valorize sua equipe:

O fato é que acompanhar resultados e analisar dados não significa deixar o lado humano da organização de lado.

Pelo contrário, agir com base em dados torna possível tomar decisões mais justas e criar um ambiente mais agradável e colaborativo.

Algumas dicas:

  • Divida as métricas entre diferentes profissionais, dê a eles o treinamento necessário para acompanhá-los e fique de olho no trabalho.
  • Torne claro o valor prático da mensuração de resultados. Só não se esqueça de centralizar todos os dados para garantir que qualquer colaborador consiga entender exatamente como está o desempenho da equipe.
  • Explique para os seus colaboradores qual vai ser o uso dos dados coletados e por que o negócio não pode ficar sem eles.
  • Não existe motivador maior do que mostrar, na prática, como a avaliação de resultados contribui para tornar os processos mais ágeis.
  • Uma das propostas dos OKRs é quebrar um objetivo grande em várias metas menores.
  • Faça isso também com o acompanhamento de dados.

 

A metodologia OKR é a abordagem perfeita para empresas que procuram otimizar seus modelos de gestão e escalar seus negócios de forma simples, sem se afundar na complexidade de vários métodos atuais.

Gostaria de saber mais sobre o assunto?  Entre em contato conosco!

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