Por que usar o Business Model Canvas?

Por: Solarplex Consultoria
Dia 31/07/2020 12h50

Saiba como funciona essa ferramenta.

Por que usar o Business Model Canvas?


Com essa ferramenta você pode: Criar novos modelos de negócios, mapear modelos de negócios existentes e gerenciar um portfólio de modelos de negócios.

Saiba mais sobre essa ferramenta:

Business Model Canvas, é uma ferramenta simples que pode te auxiliar na organização e estruturação do seu negócio, sendo para pequenas, médias e grandes empresa.

Você deve estar pensando, como assim?

Tem uma ideia de negócio e não sabe por onde começar? O BM Canvas poderá te ajudar!

O BM Canvas permite pensar sobre o futuro de um negócio.

Business Model Canvas é uma ferramenta criada por Alexander Osterwalder, Ele acreditava que apenas palavras não eram suficientes para compartilhar o modelo de negócios. Era necessário ter uma forma visual para representá-lo, pois quando se começa a desenhar o modelo é que as discussões se tornam claras. A criação desse mapa visual do negócio permite descrever como uma empresa cria, entrega e captura valor, valida hipóteses e planeja estratégias. Podemos descrever o modelo de negócios em uma única página, com bom nível de detalhamento e a visão geral do negócio, sendo de fácil visualização e análise.

Business Model Canvas, contém 9 blocos que evidenciam os principais elementos de um negócio. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Por que usar o Business Model Canvas?

Podemos dividir o modelo em duas partes: Direita e Esquerda.

A direita é a parte visível para o cliente

É onde você identificará:

  • O que será entregue
  • Para quem
  • Como será entregue
  • Como será o relacionamento
  • E o tipo de receita obtida

É formada por: Segmentos de mercado, proposta de valor, canais, relações com clientes, fontes de renda.

A esquerda, descreve o que é necessário para que as propostas de valor definidas, sejam criadas e entregues aos segmentos de clientes e ainda manter os relacionamentos com os eles:

  • As atividades
  • Os recursos
  • Os parceiros
  • Os custos

É formada por: Recursos Chaves, Atividades Chaves, Parceiras Chaves, Estrutura de custo.

Parcerias Chave: Aqui você deve descrever a rede de fornecedores e parceiros que vão fazer seu modelo de negócio funcionar.

Atividades Chaves: Aqui você deve escrever quais são as atividades fundamentais para o seu negócio funcionar. Exemplos: produção, resolução de problemas, plataforma/rede.

Recursos Chave: Você deve descrever os bens mais importantes para fazer o seu modelo de negócio funcionar, seja ele: físico, intelectual, humano, tecnológico ou financeiro.

Proposta de Valor: Aqui você deve apresentar a razão pela qual os seus clientes vão preferir a sua empresa e sentirão que as suas necessidades foram atendidas. É onde aparece porque você é diferente da concorrência, por exemplo: novidades, preço, customização, design e performance.

Relações com Clientes: Você deve determinar os tipos de relacionamento que a sua empresa estabelece com cada segmento específico de cliente, exemplos de tipos de relacionamento: assistência pessoal, assistência personalizada, auto serviço e serviços automatizados.

Canais: Você deve descrever como a sua empresa alcançará os segmentos dos clientes para entregar as propostas de valor, por exemplo:  loja própria, vendas online, atacadista ou loja parceira.

Segmento de mercado: Você deve definir as pessoas ou as organizações que você pretender atender e servir.

Estrutura de custos: Nele são descritos todos os custos necessários para a operação do seu negócio, custos fixos, custos variáveis. Economia de escala ou Economia de escopo.

Fontes de Renda: Você deve identificar o tipo de receita a ser obtida de cada segmento de cliente, por exemplo: venda de ativos, taxa de utilização, taxa de inscrição, empréstimos, licenciamento e publicidade.

A ideia inicial era que o “mapa visual” seja impresso e que os campos sejam preenchidos com post-its facilitando, a modelagem e rápida alteração do negócio.

Assim, você poderá escrever as ideias nos post-its e, facilmente, retirá-los do Canvas, a modelagem se torna muito mais colaborativa e o resultado desta facilidade pode ser um modelo de negócio mais sólido e com maior probabilidade de funcionar. Caso as ideias fossem escritas direto no Canvas, não teríamos a facilidade de retirar as que não estivessem de acordo com nossas estratégias ou adicionar novas.

Agora já existem ferramentas digitais que nos permitem criar modelos de Business Model Canvas com a mesma facilidade que o uso com Post-Its.

Como dissemos anteriormente, é uma ferramenta aplicável a qualquer tamanho de negócio, porém ela se popularizou em Start-ups que seguem o modelo Lean. Por conta da facilidade na visualização do modelo de negócio. Quando você precisa validar um modelo de negócio, ou ideias especificas, como formas de faturamento e o MVP (produto viável mínimo), este modelo é especialmente importante.

Nós sugerimos a todas as empresas, de todos os portes, a desenhar seu (ou seus) Business Model Canvas. Para negócio já antigos, existentes, também ajuda a entender o que nós poderíamos melhorar ou mudar para capturar mais valor com nossos produtos.

Quer saber mais sobre o Business Model Canvas, ou precisa de auxílio para executá-lo? Entre em contato!

Veja também:

Confira mais artigos relacionados.

Cadastre-se na Solarplex e comece a mudar sua empresa de patamar hoje mesmo

A SolarConsult está há mais de 20 anos no mercado atuando em consultoria, auditoria e certificação.

A empresa desenvolveu uma metodologia de implementação do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade).

Este método requer apenas o melhor esforço da empresa, isto é, sua vontade de progredir e sendo assim, fizemos amigos em mais de 100 empresas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nosso relacionamento com os clientes é totalmente direcionado para que seja longo e duplamente vantajoso.

Vamos conversar

Nossos Clientes

Certisign Enseg LCS Link MEGATHERM
Ortobom JR ELC UTSCH
Litografia Valença Tempo WEB Radar Target
SS White Stille D'Cinco CEMHS
Kolimar View AES Tornotec
Araújo Abreu ADKL Zeller Verzani