Entenda o Mercado de facilities no Brasil

Por: Solarplex Consultoria
Dia 27/02/2020 13h34

Tendencias 2020.

Mercado de Facilities no Brasil

O mercado de Facilities está em forte crescimento nos últimos anos, apesar da dificuldade e desafios cada vez maiores. De acordo com os dados fornecidos pelo presidente da ABRAFAC em um debate, o mercado de FM está estimado em US$ 1,15 Trilhão e segue em crescimento constante. “No relatório anterior, houve um aumento de 7,4%, sendo que 50% desse montante é terceirizado (outsourced), ou seja, as organizações buscam empresas de fora, especializadas em prestar serviços que não são o negócio principal do contratante. Uma tendência que vem aumentando é a inclusão de serviços integrados. Cada vez mais o mesmo prestador fornece mais e mais atividades, como manutenção, limpeza etc.”, Diz o presidente da ABRAFAC.

Hoje em dia o mercado de Facilities Management passa por uma fase desafiadora de inovação e adaptação. A era do conhecimento marcada pela informação veloz, mudanças constantes e Startups de crescimento exponenciais, faz com que seja um desafio manter-se ativo no mercado de Facilities Management.

Com esta evolução constante da tal “era do conhecimento” uma palavra parece ser um foco em comum de todo o mercado: Inovação. Porém esta mesma se desdobra em diferentes interpretações, focos e práticas.

Thomaz Catunda da CBRE Serviços do Brasil diz: “O mercado de Property e Facilities Management está passando por uma grande transformação, principalmente, decorrente da velocidade das mudanças originadas pelas novas tecnologias utilizadas nas atividades de gestão e pelo impacto de grandes volumes de serviços geridos globalmente por empresas como a CBRE, a qual atende corporações em todos os continentes, proporcionando benefícios de escala e resultados os quais somente uma empresa com esta capacidade global poderia oferecer.”

Catunda também sugere que “diante de um mercado o qual sugere novas soluções com velocidade nunca vista anteriormente, as decisões e resultados obtidos são testados quase que diariamente, exigindo permanente aperfeiçoamento dos processos e dos profissionais.”

Tendências em 2020

Apesar de todas as dificuldades o mercado tem grandes expectativas para o ano de 2020. Começando pelo crescimento do mercado, que já passa da casa de um trilhão de dólares. Isso significa expansão, crescimento e sucesso. Com isto podemos listar algumas tendências que certamente serão as vertentes da área de Facilites em 2020.

Tendência 1 - Demanda Alta.

Naturalmente o aumento de buscas por empresas prestadoras de serviços vai ocorrer. Os clientes em potencial já se conscientizaram o quanto é preciso implantar em suas organizações facilidade, dinamismo, praticidade e qualidade que, atualmente, a terceirização oferece.

Porém com isto é necessário que as empresas de Facilities se aprimorar ao máximo para mostrar um excelente trabalho ao contratante, desde a redação do contrato até a contratação.

Tudo deve ser impecável. Mantendo o foco central na qualidade do serviço prestado, aderindo aos padrões internacionais, como as normas ISO 9001, e ISO 41001.

As empresas devem ser mais do que apenas um simples fornecedor.

As empresas devem buscar cada vez mais uma relação de confiança e parceria com o cliente, pois senão, o que ocorre são os rompimentos de contrato que não é bom para nenhuma das partes.

Ser parceiro também significa ter uma relação transparente, honesta. Trabalhar com o patrimônio do cliente exige cuidado, comprometimento e respeito.

Por isso que hoje em dia os clientes procuram parceiras. Eles precisam ficar tranquilos para trabalhar e investir seu tempo e dinheiro no seu principal produto.

Tendência 2 – Inovação.

Talvez uma das maiores e mais importantes tendências que o mercado deve e precisa aderir neste ano de 2020, se tornando também um dos maiores desafios para as empresas.

Com a crescente invasão da tecnologia nas empresas como um todo e com cada vez mais edifícios inteligentes (Smart Buildings) é obvio que o mercado precisa inovar e rápido para se manter de pé diante de tanta novidade.

As empresas de Facilities devem já se programar para, ao oferecer a prestação serviço, ela se enquadrar perfeitamente à inovação tecnológica. Por sua vez, os clientes estarão ávidos por essa nova tendência, pois eles sabem que, ao contratar uma empresa avançada e tecnológica, a terceirização só vai aprimorar e deixar seus serviços e produtos mais ágeis, inteligentes e eficientes. Fazendo com que cada vez mais os clientes fiquem confortáveis em terceirizar suas áreas, sabendo que aquilo não irá atrapalhar e sim ajudar o seu desempenho.

Tendência 3 - Responsabilidade ambiental e social.

As organizações jamais aprovariam escândalos que surgem na mídia, relacionando empresas e seus respectivos fornecedores a prejuízos ambientais ou à discriminação. A sociedade não faz diferença entre uma e outra empresa quando situações desagradáveis ocorrem.

A tendência é que as empresas de Facilities se destaquem no meio social pela preservação do meio ambiente, pelo respeito e pelo direito do colaborador.

Isso porque o âmbito social está relacionado à promoção de condições dignas de trabalho e a um respeito pelo bem-estar e direitos, não somente dos próprios colaboradores, mas também dos funcionários do cliente e pela comunidade do entorno.

 Quanto à questão ambiental, as empresas de Facilities devem prezar pela adoção de medidas e práticas sustentáveis e pela preservação do meio ambiente como um todo.

Tendência 4 – Integrated Facility Management – IFM.

O Gerenciamento Integrado de Facility – IFM é um método de consolidação de todos os serviços e funções de facility de uma empresa sob uma equipe terceirizada de especialistas.

Isso simplifica a comunicação e a tomada de decisões entre líderes das corporações e o Gestor de Facilities, no sentido de aumentar a eficiência de suas facility e operações diárias.

Independentemente do setor, a maioria das empresas exige o Gerenciamento Integrado de Facility – IFM em alguma especialidade.

É fato que o mercado de Facilities cresceu de forma absurda de uma hora para a outra, porém é possível prever crescimento para o ano de 2020.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Facilities – ABRAFAC, a área já se configura como a segunda maior linha de investimentos das empresas brasileiras.

Para ele, a demanda é muita grande. O crescimento do setor se faz por se tratar de uma oferta com ampla demanda, pois conta com serviços de suporte essenciais para a boa gestão de negócios e, consequentemente, do número grande de profissionais, uma vez que a área de atuação pode se dar em edifícios de grandes corporações, em hotéis, shopping centers, edifícios comerciais, condomínios, aeroportos, hospitais, indústrias e instituições de ensino.

A SolarConsult está há mais de 20 anos no mercado atuando em consultoria, auditoria e certificação.

A empresa desenvolveu uma metodologia própria de implementação de Sistemas de Gestão.

Este método requer apenas o melhor esforço da empresa, isto é, sua vontade de progredir e sendo assim, fizemos amigos em mais de 100 empresas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Somos a primeira empresa a implantar a ISO 41001 na América Latina.

A primeira a implantar ISO 37001 em uma empresa pública brasileira.

Estamos sempre na vanguarda, procurando propor diferenciais para nossos clientes, para que eles conquistem seus objetivos.

Veja também:

Confira mais artigos relacionados.

Cadastre-se na Solarplex e comece a mudar sua empresa de patamar hoje mesmo

A SolarConsult está há mais de 20 anos no mercado atuando em consultoria, auditoria e certificação.

A empresa desenvolveu uma metodologia de implementação do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade).

Este método requer apenas o melhor esforço da empresa, isto é, sua vontade de progredir e sendo assim, fizemos amigos em mais de 100 empresas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nosso relacionamento com os clientes é totalmente direcionado para que seja longo e duplamente vantajoso.

Vamos conversar

Nossos Clientes

Certisign Enseg LCS Link MEGATHERM
Ortobom JR ELC UTSCH
Litografia Valença Tempo WEB Radar Target
SS White Stille D'Cinco CEMHS
Kolimar View AES Tornotec
Araújo Abreu ADKL Zeller Verzani