O que é Fluxo de Caixa?

Por: Solarplex Consultoria
Dia 25/06/2020 11h15

Entenda como funciona.

O gestor de um negócio deve ter uma visão ampla de sua empresa.

Isso não significa olhar somente para o momento presente, pois dessa forma pode ter uma visão errada sobre a situação. Um período de alta nas vendas pode criar uma impressão de que tem dinheiro sobrando, mas sem olhar os gastos que vêm pela frente. Essa informação sobre a realidade financeira da empresa fica escondida se tudo não estiver previsto. É preciso entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios.

 

O que é fluxo de caixa?

É uma ferramenta para controlar as finanças que permite que você monitore entradas e saídas de dinheiro da empresa (movimentação de capital) em um período de tempo determinado. A intenção é organizar os gastos em função das receitas, a partir de uma base de dados que ajude a aumentar a segurança na gestão, em especial em momentos de captação ou investimento.

Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de receitas e despesas. Com isso conseguimos ter uma visão diária, semanal ou mensal de verificação e análise para os negócios.

 

Como deve ser elaborado? 

O fluxo de caixa deve ter todas as informações de entradas e saídas da empresa no momento presente e também as previsões futuras.

Devemos lançar:

  • Todos os recebimentos: vendas à vista, vendas a prazo, em cheques (inclusive pré-datados) duplicatas, cartões, rendimentos de aplicações, e outros recebimentos.
  • Todos os pagamentos: fornecedores, despesas bancárias e financeiras, salários e encargos de funcionários, comunicação, telefonia, internet, correios, manutenções, veículos, prédios, retirada pró-labore, salários dos sócios que trabalham na empresa, serviços de terceiros, contador, advocacia, impostos e contribuições, materiais de escritório e limpeza, investimentos realizados, amortização de empréstimos, dívidas e etc.
  • Todas as previsões: previsões de entradas ou saídas de recursos

O que é Fluxo de Caixa?

No início do preenchimento do fluxo de caixa, poderão surgir dificuldades para elaborar o controle. Mas, depois será de extrema importância na tomada de decisões com base em previsões de entrada e saída de recursos.

Para tornar o processo mais eficiente, todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. É comum, em pequenas empresas, que essa organização comece por planilhas, mas o mais recomendável é avançar rumo a ferramentas mais completas, como um sistema de gestão online.

Por que um fluxo de caixa é importante?

O fluxo de caixa é uma ferramenta simples de gestão financeira relacionada às entradas e saídas de capital de uma empresa. É importante que toda e qualquer entrada ou saída do caixa sejam registradas para que o resultado demonstre a real situação do negócio.

Através do fluxo de caixa temos o saldo disponível em caixa que é apurado pela diferença entre valor dos recebimentos e pagamentos realizados em um período.

O saldo deve corresponder ao valor dos recursos disponíveis no caixa da empresa ou depositados em sua conta corrente.

 

Como analisar o resultado do seu fluxo de caixa? 

A atualização periódica do fluxo de caixa é fundamental, pois são apresentados resultados da forma mais precisa possível. Dados de qualquer tipo, se desatualizados, podem levar a interpretações erradas sobre suas finanças.

Feito o controle e a atualização, a análise passa a ser um elemento que merece cuidado. Ao fazer a projeção do fluxo de caixa para os próximos 12 meses, podemos verificar se teremos mais despesas ou receitas.  É muito provável que alguma mudança precisará ser feita, seja para reduzir os custos ou ajustar os preços de produtos ou serviços.

Destacamos que ele é apenas um instrumento que ajuda as empresas a definirem o planejamento financeiro com dados mais precisos.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco

ARTIGO ESCRITO POR ANA PAULA TRIGUEIRO

 

Veja também:

Confira mais artigos relacionados.

Cadastre-se na Solarplex e comece a mudar sua empresa de patamar hoje mesmo

A SolarConsult está há mais de 20 anos no mercado atuando em consultoria, auditoria e certificação.

A empresa desenvolveu uma metodologia de implementação do SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade).

Este método requer apenas o melhor esforço da empresa, isto é, sua vontade de progredir e sendo assim, fizemos amigos em mais de 100 empresas do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Nosso relacionamento com os clientes é totalmente direcionado para que seja longo e duplamente vantajoso.

Vamos conversar

Nossos Clientes

Certisign Enseg LCS Link MEGATHERM
Ortobom JR ELC UTSCH
Litografia Valença Tempo WEB Radar Target
SS White Stille D'Cinco CEMHS
Kolimar View AES Tornotec
Araújo Abreu ADKL Zeller Verzani