O que é Não Conformidade e Como Tratá-las?

Por: Ramire Estarneck
Dia 04/06/2020 11h29

Entenda seu conceito e sua importância no funcionamento da empresa

Para quem tem experiencia no setor de qualidade de uma empresa provavelmente está familiarizado com esse assunto. Porém não se preocupe, aqui vamos explicar o que é, como registrar e como tratar uma não conformidade para melhoria continua.


Fazer com que o padrão de qualidade da produção seja mantido é um desafio. Para fazer que isso seja garantido, existem alguns métodos de controles e registro, sendo necessário entender o que é não conformidade e como ela pode comprometer os seus processos, produtos ou serviços. Com o objetivo de evitar não conformidades, empresas têm adotado meditas de qualidade para manter controle mesmo diante de problemas.

 

Mas o que é então a “Não Conformidade”?

A ISO 9000 diz é o não atendimento de um requisito, portanto ela está relacionada a irregularidades nos processos e seus resultados insatisfatórios. Outro ponto citado nos requisitos dessa ISO diz que é chamado de não conformidade qualquer fato que se apresente não conforme com aquilo que se esperava. Um requisito é uma necessidade ou expectativa para o comportamento que um produto ou serviço deve atender.


Uma empresa que diz que está em não conformidade é o mesmo que dizer que um dos processos não está ocorrendo de maneira certa. Essas não conformidades geram resultados negativos, em outras palavras, produtos fora dos padrões que não estão alinhados com as expectativas.


É denominado Não Conformidades todo e qualquer processo que não esteja de acordo com o requisito esperado e previamente definido, ou seja, a partir da evidência de um resultado insatisfatório gerado pelo processo, produto ou serviço não conforme.


Entenda a diferença entre não conformidade e defeito

O que é Não Conformidade?

Não é difícil encontrar profissionais que confundem as não conformidades com os defeitos, é de suma importância ressaltar que esses conceitos são diferentes um do outro. Defeitos são uma não conformidade, mas nem toda não conformidade é um defeito.


O produto fora de conformidade é causado por um processo que gerou determinado item fora do esperado, isso quer dizer que o atendimento de um requisito não foi completo. O defeito podemos dizer que é uma falha especifica e também podemos dizer que é como o não atendimento de uma expectativa do produto ou serviço pretendido. A não conformidade não afeta como o produto será usado, já o defeito sim. Pondo de outra forma, o defeito faz com que o produto não esteja apto para a função que foi designada, a não conformidade diz respeito apenas que não está dentro do esperado. Exemplo:

• Não conformidade:

O que é Não Conformidade?
• Defeito: Agora, se esse mesmo teclado, mesmo com as letras na ordem certa não está funcionando, é um defeito

 

Algumas dicas simples para tratar as não conformidades:

 

“Melhor prevenir do que remediar.” Esse é o lema para criar estratégia para corrigir não conformidades antes que elas aconteçam, assim antecipando possíveis falhas."

1ª dica – Estabeleça um plano: Com um plano estratégico é conseguimos analisar, observar e entender o funcionamento de uma organização. Ao criar metas e estabelecer expectativas, conseguimos ver de forma detalhada os percursos e caminhos dos processos para alcançar o objetivo, portanto, onde pode acontecer ocorrer ou onde já aconteceu não conformidades. Estipule também no planejamento estratégicos itens que constem a análise das não conformidades.

2º dica – Ferramentas de gestão: As ferramentas da qualidade vão te ajudar na raiz de seus problemas, eliminando, revendo, verificando e registrando as não conformidades e ajudando analisar de forma mais clara.

3ª dica: Corrigir falhas: Aqui é uma dica que junta a 1º e 2º, com o plano estabelecido e com ajuda de ferramentas de gestão é mais fácil analisar as não conformidades e se preparar para evitar problemas sistémicos. Ou seja, a empresa segue seu curso normal, sem gastar tempo e recurso em correções.

 

Não conformidades podem ser causadas por:

– O não atendimento a requisitos de clientes e contratos;

– Em auditorias quando requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001 não estão sendo atendidos;

– Quando um produto não apresenta as suas características esperadas;

– Quando uma lei ou regulamento não é devidamente seguida;

 

Melhoria Contínua e RNC

Existe uma ferramenta de controle da Gestão da Qualidade feita para controlar a qualidade esperada nos processos e produtos de sua empresa, chamada “Registro de Não Conformidade”, ou RNC. Utilizando esse método de registro para todas não conformidades na produção, nos processos, nos produtos ou serviços de sua empresa, ela mostrará onde estão os pontos fracos de sua empresa, uma espécie de indicador de qualidade esperada pelos gestores e pelos clientes.

O que é Não Conformidade?

Melhoria Contínua é um termo bastante comum dentro de qualquer organização que possua um Sistema de Gestão da Qualidade, mais o que nem todo mundo deve saber é que para manter-se uma melhoria continua é necessário estar sempre analisando e revendo os processos com o objetivo de reduzir ou eliminar falhas.

O que é Não Conformidade?

Todos os relatórios e registros tem que ser analisados e avaliados, afim de verificar áreas com desempenho ruim ou com oportunidades de melhorar. Qualidade e satisfação estão andando sempre uma do lado da outra quando o assunto é controle de Não Conformidades de algum produto ou serviço. Por tanto, empresas dão a devida atenção para esses pontos fortalecem suas análises de Não Conformidades e muita das vezes obtém sucesso como resultado.

Artigo escrito por: André Victor Moreira Costa.


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